Categories Uncategorized

Fortalecendo seu território de vida. Novas orientações para as comunidades para conservar territórios e meios de vida

O Consórcio TICCA tem o prazer de compartilhar uma versão totalmente revisada e apta para celulares da orientação de auto-fortalecimento para Povos Indígenas e comunidades

First published on 02/28/2021, and last updated on 10/20/2021

Por Grazia Borrini-Feyerabend (membro do Conselho de Sábios), Jessica Campese (Membro Honorário), and Thomas Niederberger (Coordenador de Pesquisa e Publicações)

O Consórcio TICCA tem o prazer de compartilhar a nova versão online (acessível desde celular) e em PDF do documento Fortalecendo seu território de vida: Orientação de comunidades para comunidades. Esta é uma versão totalmente revisada e simplificada de “Self-Strengthening ICCAs”, um documento de orientação que foi utilizado, em várias versões e em três idiomas, entre 2010 e 2020.

Esta versão anterior foi acompanhada e fortalecida pela experiência dos povos e comunidades Indígenas da África, Ásia e América Latina à medida que aumentava a consciência de seus territórios de vida e realizavam iniciativas com o apoio do Programa de Pequenas Doações (SGP) do Fundo para o Ambiente Global (GEF) do PNUD, entre outros. Reunimos lições aprendidas por essas comunidades, enriquecemos a orientação e a revisamos e refinamos o documento com Membros e Membros Honorários na XV Assembléia Geral do Consórcio TICCA em Udaipur.

Esta orientação revisada destina-se aos povos e comunidades indígenas que desejam refletir sobre sua própria situação e identificar suas necessidades e prioridades – como uma única comunidade ou em associação com outras – para fortalecer seus territórios de vida desde a sua própria perspectiva. Se, através deste processo, os povos e comunidades conseguem identificar uma iniciativa específica como prioridade, terão uma base forte para elaborar uma proposta ou pedido de apoio externo, como financiamento (seja através do SGP do GEF ou de outra forma) que é necessariamente parte da estratégia e planos mais amplos e autodeterminados da comunidade. Esta orientação nunca deve ser utilizada apenas para fins de captação de recursos ou desenvolvimento de projetos ou para atender às exigências dos doadores.

Reconhecemos a imensa diversidade cultural das comunidades ao redor do mundo e da diversidade dos contextos em que vivem. É por isso que a orientação não é prescritiva. Ao contrário, ela oferece perguntas, idéias, recursos, ferramentas e exemplos do que outras comunidades fizeram através de breves descrições, fotos e vídeos. Se a eletricidade ou a conectividade com a Internet inibirem o uso da versão para celular, a versão PDF pode ser baixada e impressa conforme necessário. Uma equipe de voluntários da comunidade pode começar a se familiarizar com a estrutura e o conteúdo da orientação. A equipe pode então selecionar os elementos da orientação mais úteis e, se necessário, modificar e aplicar perguntas e ferramentas para facilitar algumas ‘discussões de base’ em ambientes culturalmente significativos. As discussões de base facilitadas podem ajudar a desenvolver uma consciência comum e maior clareza sobre a situação de seu território de vida e sobre o que é necessário para fortalecê-lo e apoiá-lo nos termos da comunidade. A partir daí, espera-se que a comunidade esteja melhor equipada para planejar, comunicar, defender e agir de diversas maneiras – com ou sem o apoio de outras comunidades e parceiros dispostos (como o GEF SGP).

Gostaríamos de enfatizar dois pontos. O primeiro é que a orientação revisada inclui um elemento dedicado a celebrar o território de vida e o compromisso da comunidade de governá-lo e administrá-lo, o que não estava na versão anterior. Acreditamos que enriquece consideravelmente a orientação: as celebrações geram um senso de solidariedade, orgulho e novas energias para o bem comum!

A segunda é que a orientação acompanha um processo que pode começar em uma única comunidade, mas que, esperamos, se expandirá para muitas comunidades e territórios de vida em uma região ou país. Esta é, de fato, uma das idéias que fundamentam a iniciativa e a tornam significativa especificamente para o Consórcio TICCA. Cada comunidade pode fazer maravilhas para se fortalecer a si própria e governar seu território de vida com pouco ou nenhum apoio externo… mas em nosso mundo interligado, há sempre um momento em que uma comunidade precisa de outras, ou elas são chamadas por outras comunidades, para acompanhar e fortalecer umas às outras com apoio mútuo, para defender em conjunto uma política apropriada ou reconhecimento legal, para evitar a imposição de indústrias indesejadas e destrutivas e muito mais. O Consórcio TICCA promove tal cooperação, aprendizagem e apoio entre pares e solidariedade em todos os níveis, e estamos encantados que esta orientação esteja disponível para que nossos Membros, Conselho e Secretaria a utilizem juntos!

A versão em português da orientação pode ser acessada aqui: Fortalecendo seu território de vida. As versões em espanhol, francês e farsi estarão disponíveis nas próximas semanas. Por favor, escreva para documenting[@]iccaconsortium[.]org e seu Coordenador Regional se você gostaria de ajudar a traduzi-lo para outros idiomas, se planeja usá-lo em sua comunidade, ou se tem algum comentário ou sugestão de melhorias! Planejamos realizar oficinas de aprendizagem on-line nos próximos meses. A orientação é um trabalho em andamento e precisa de sua experiência, sabedoria e idéias para continuar esta jornada de aprendizagem compartilhada e para melhorar ainda mais a próxima versão. Aguardamos a sua resposta!Imagem cortesia de KESAN